OS DANOS DOS RAIOS UV
top of page

OS DANOS DOS RAIOS UV


Nós todos sabemos que uma exposição prolongada aos raios UV pode ser ruim, tudo graças as nossas mães constantemente nos incomodando sobre a aplicação de protetor solar antes de sair de casa. No entanto, apesar de tudo, ainda há pessoas que acreditam que os raios UV são inofensivos e não causam nada além de rugas e queimaduras ocasionais. Essas pessoas devem pensar duas vezes sobre isso. Os raios UV podem, de fato, ser mais perigosos do que a maioria das pessoas espera.

Queimadura de sol

O efeito mais comum dos raios UV vem na forma de eritema, também conhecido como queimadura solar. Enquanto o grau de intensidade de uma queimadura solar depende de muitos fatores (entre eles, a quantidade de tempo gasto sob o sol), quanto maior a exposição, pior queimadura solar tende a ser. As queimaduras solares são causadas pela pele absorvendo muita energia dos raios UV e ficando danificada. A razão pela qual a pele fica vermelha quando sofre de queimaduras solares é por causa do aumento do fluxo sanguíneo tentando reparar a pele danificada.

Fotoenvelhecimento

Embora não seja um efeito prejudicial, o envelhecimento prematuro da pele ainda permanece um eleito que a maioria das pessoas gostaria de evitar. A verdade é que as longas exposições aos raios UV aceleram o processo de envelhecimento. Rugas, "manchas marrons do fígado" e a perca de elasticidade da pele são causadas pelos raios UV que destroem o colágeno e os tecidos abaixo da camada superior da pele. Felizmente, nunca é tarde de mais para impedir os efeitos do fotoenvelhecimento, especialmente se produtos de reparo da pele de boa qualidade forem usado.

Câncer de pele

Câncer não é algo que a maioria das pessoas gostaria de associar. Segundo estudos, o câncer de pele tende a ser o tipo mais comum em todo o mundo. Além disso, os cientistas descobriram evidências esmagadoras de que a exposição prolongada aos raios UV esta fortemente ligada à ocorrência dos três principais tipos de câncer de pele (carcinoma basocelular, carcinoma de células escamosas e melanoma). Alguns chegam a dizer que 90% dos cânceres de pele são causados pela radiação UV. Se esta não é uma boa razão para ter cuidado sob o sol, então o que é?

Dano Ocular

Um efeito menos reconhecido dos raios UV, danos oculares ainda é muito real e presente. Os raios UV são conhecidos por danificar os tecidos dos olhos. Na maioria dos casos extremos, eles podem até levar a "cegueira da neve" ou fotoceratite, que é uma queima dolorosa da superfície do olho. Enquanto os efeitos da fotoceratite desaparecem depois de alguns dias, eles podem afetar uma pessoa mais tarde na vida. Pesquisas também descobriram que a exposição prolongada ao sol geralmente leva a um risco maior de contrair doenças oculares, como catarata ou pinguécula mais tarde.

Os raios UV são mais prejudiciais do que a maioria das pessoas pensa, mas a boa notícia é que os efeitos da exposição excessiva ao sol em nossos corpos nunca são tarde demais para reverter. Proteger-se desses efeitos pode parecer problemático no início, mas muitas vezes vale a pena, especialmente quando ser cuidadoso é o que pode acabar salvando uma vida.

Postado por MCV Film - Distribuidor Películas Controle Solar


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page